Mimosa – a planta que dorme

Mimosa – a planta que dorme

Na minha infância essa planta era chamada de “Dorme João” e nem me pergunte o motivo porque nem imagino. O que sei é que esse vídeo me fez lembrar dessa ótima época da vida, quando se é criança e nada temos com que nos preocupar e a vida é só aprender e descobrir coisas novas. Que coisa boa!

Na Wikipedia está o seguinte:

A dormideira ou sensitiva (Mimosa pudica L.) é um pequeno arbusto perene da América tropical, pertencente à família das ervilhas.

Este nome é devido à forma como os folíolos das folhas se juntam quando ela é tocada ou exposta ao calor (sismonastia). Essa sensibilidade e movimento das folhas da planta também ocorrem em outras espécies dentro da família das ervilhas, tal como a Neptunia, ou em outras famílias, como o gênero Biophytum na família Oxalidaceae.

[youtube]BVU1YuDjwd8[/youtube]

7 Comments

  1. eu queria saber se essa planta é boa pra fazer chá para hemorróida

    Reply
  2. bom eu ouvi falar tambem q a semente desse pe dorme dorme pode fazer simpatia pr a criança dormi bem basta pegar 3 sementes por em um saquinho por dentro do travesseiro da criança de noite e de manha tirar, eu fiz pr minha bebe q tem agora 9 meses e nunca dormiu 2 horas direto de noite nem de dia hoje e a 2 noite q estou fazendo parece q ta ajudando bastante minha filhota dafini antes ela acordava umas 20 veses por noite isso q ia dormi a meia noite agora 1 noite acordou umas 8 vezes não vejo a hora q ela acorde so 2 veses de noite

    Reply
  3. gostaria de saber quais os beneficios dessa planta no meu email

    Reply
    • Apesar de não ser de conhecimento popular, o chá da dormideira cura qualquer doença óssea (artrites, artroses, etc.), até para o lupús ósseo que para a medicina é incurável.

      Reply
  4. Esse planta não tem benefício algum e não é usada em nada para fins medicinais.

    Reply
  5. gostaria de saber porque meu pe de dorme dorme nao desenvolve faz um ano que comprei uma mudinha e ela ta do mesmo jeito nao cresce nem engrossa o caule….tem meia duzias de galinhos com folhas….eu do atençao diária para ela….

    Reply
  6. Marisa: Experimente deixar a sua planta tomar bastante Sol, mas não até torrar. O Sol das 8:00 até 11:00 e após as 17:00 é o ideal. Você também deve manter a terra sempre umida, regando 2 ou 3 vezes por semana. Essa planta costuma ter as raízes bem grandes (geralmente maior do que as outras plantas) então se ela estiver em um vaso pequeno, ela não irá desenvolver. E finalmente, você pode usar adubo (tipo aquelas “vitaminas” para violetas que tem no mercado) ou colocar casca de ovo na terra (que apesar de ficar parecendo “macumba”, vai dar uma forcinha pra sua plantinha. Boa Sorte.
    PS: A minha, com 1 ano de vida, passou de 6 centímetros para quase 30 centímetros.

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>