O que quer dizer a palavra Avatar – significado e curiosidades

O que quer dizer a palavra Avatar – significado e curiosidades

Ontem eu vi o filme Avatar do James Cameron com minha filha. Ela gostou bem mais do que eu do filme, mesmo assim é um filme muito interessante com efeitos gráficos fantásticos!

Mas vamos esquecer o filme e ver o significa a palavra Avatar:

Avatar é uma palavra usada no Hinduísmo para designar alguém ou algum ser descendente de uma deidade, de um deus ao mesmo tempo que na forma verbal se refere a “fazer a passagem” ou trocar de forma e aparência física o que em português damos o nome de “encarnação” ou então manifestação que é o acontece no filme.

O termo é muito usado com Vishnu que é um tipo de deus que possue vários avatares que o representam.

No Bhagavata Purana, um livro antigo, Vishnu teria inúmeros avatares mas eles listam os 10 principais que se manifestam ou encarnam.

1. Matsya, o avatar de peixei que salvou Manu

vishnu matsya
photo credit: romana klee

2. Kurma, o avatar da tartaruga, que ajudou Samudra manthan
3. Varaha, o avatar do javali. Esse avatar salvou a terra do oceano numa luta com um “demon”

Vishnu as the Boar Varaha KhajurahoVaraha, o avatar do javali
photo credit: amanderson2
4. Narasimha, avatar metade homem metade leão. Narasimha matou um deus chamado Hiranyakashipu para resgatar Prahlada que era devoto de Vishnu

Narasimha avtar of Vishnu
photo credit: rednivaram
5. Vamana é um avatar anão
6. Parashurama é um sábio que usa um machado
7. Rama, rei de Ayodhya e considerado um herói
8. Krishna, rei de Dwarka, que é um personagem muito importante no Bhagavata Purana e no Mahabharata

Krishna
photo credit: stonethestone
9. O Buddha (Buda, Gautama Buddha) que significa o Iluminado que todos já ouvimos falar
10. Kalki que significa “eternidade” “o tempo”.

Mohini in Belur templeMohini – o único avatar feminino de Vishnu
photo credit: bishii

Sendo assim, a palavra Avatar significa representação de algo ou de algum deus. Na internet usamos avatares para nos representar, ou com fotos reais ou com personagens e símbolos. Já no hinduísmo é como eu disse no início que é a encarnação ou a manifestação corporal de um Deus, no caso do cristianismo poderíamos comparar com Jesus Cristo.

É isso pessoal! Se ainda não viu o filme Avatar veja! Tenho certeza que depois de saber o que significa a palavra tudo ficará mais claro e interessante :D

Para outras informações a fonte: Avatar wikipedia (em inglês)

Compre! DVD do filme Avatar no Submarino:

Se preferir veja o Blue-ray de Avatar aqui no link

25 Comments

  1. Significados da palavra avatar :

    1. avatar

    1 ) Representação pictórica de si mesmo que o internauta usa em ambientes virtuais.

    2) Processo e resultado de transformação, metamorfose, transfiguração.

    3) Figura assumida por uma divindade quando desce à terra. (No hinduísmo as figuras de Krishna e Rana são avatares do deus Vixnu).

    – Este tigre que você vê no monitor é meu avatar. Sou eu, atacando o lobo.

    – Quando Chico Anísio encarna um personagem sofre uma verdadeira metamorfose. A figura do personagem passa a ser seu avatar.

    – Aquela figura de jovem bonito que se vê é Krishna. Na verdade é o Deus Vixnu. A imagem é apenas seu avatar.

    2. avatar

    S.M. ou avatara-origem Indiana,significando “materialização de um deus em forma humana ou animal” Aquele bicho monstruoso é o avatar da região,ele protege os mais necessitados,para muitos é um deus poderoso!

    3. avatar

    Expressão das encarnações divinas no Brahmanismo.
    Pessoas que nascem com missões divinas, não vieram para aprender, mas, para ensinar

    Sinopse AVATAR

    AVATAR nos conduz por um mundo espetacular além da imaginação, onde um herói relutante vindo da Terra embarca numa aventura épica, e acaba lutando para salvar o mundo extraterrestre que aprendeu a chamar de lar.
    Adentramos o mundo alienígena através dos olhos de Jake Sully, um ex-fuzileiro naval confinado a uma cadeira de rodas. Apesar do que aconteceu ao seu corpo, Jake continua se sentindo um guerreiro e viaja anos-luz à estação que os humanos instalaram em Pandora, onde a humanidade quer explorar o minério raro unobtanium, que pode ser a chave para solucionar a crise energética da Terra. Como a atmosfera de Pandora é tóxica, foi criado o Programa Avatar, em que “condutores” humanos têm sua consciência ligada a um avatar, um corpo biológico controlado à distância capaz de sobreviver nesse ar letal. Os avatares são híbridos geneticamente produzidos de DNA humano e DNA dos nativos de Pandora, os Na’vi.
    Renascido em sua forma avatar, Jake consegue voltar a andar. Ele recebe a missão de se infiltrar entre os Na’vi, que se tornaram um obstáculo à extração do precioso minério. Ocorre que uma bela Na’vi, Neytiri, salva a vida de Jake, o que muda tudo. Jake é acolhido pelo clã de Neytiri, e aprende a ser um deles depois de passar por vários testes e aventuras. O relacionamento de Jake com sua hesitante instrutora Neytiri se aprofunda, e ele passa a respeitar o jeito de viver dos Na’vi, e por fim passa a ocupar seu lugar no meio deles.
    Logo ele enfrentará a maior de suas provações, ao comandar um conflito épico que decidirá nada menos que o destino de um mundo inteiro.

    Fonte: http://www.cinepop.com.br/filmes/avatar.php

    Reply
  2. Demonstrção de cultura. Fiquei impressionada. Não sabia que Buda era um Avatar (de Vishnu). Excelentes informações.

    Reply
  3. muito boa a informação

    Reply
  4. Não se deve comparar um Deus grande como Jesus com deuses pagão isso e uma afronta a Deus.Sabendo-se que ele não se deixa escarneçer.como filme Avatar,me parece muito bom parece uma lenda e até da vontade de assistir mas como fala de encarnação não sei se devo.Sou totalmente comtraria a essas coisas.

    Reply
  5. zelia se vc é totalmente contra essas coisas de encarnação e blasfemia contra a pessoa santa que é jesus é melhor que nem tenha duvida pois eu assisti esse filme e não tinha nem uma informação sobre o que se tratava porque se não eu não tinha assistido,Porque satanas é como um leão que ruge procurando a quem devorar e por ser um filme de muitos efeitos talvez nos deixamos enganar mas quando ja se sabe das armadilhas sutis desse arque inimigo de Jeová Deus devemos nos afastar de qualquer que seja suas artimanhas pois nem JESUS nem JEOVÁ se alegraram se tomarmos decisoes que são contra seus principios que isso sirva pra te alertar não so vc mais todos que desejam agradar a Deus um abraço

    Reply
  6. caca,vc é testemunha de jeová? eu sou testemunha de jeova tbm…e gostei mto do seu comentario !

    Reply
  7. Gostei muito ,muito informativo , gostaria de ter lido antes de ver o filme.

    Reply
  8. Crazy people… É apenas um filme, nada mais que isso!

    Reply
  9. Desculpem-me pelo crazy…apenas pelo crazy!

    Reply
  10. Se pedi desculpas , onde tenho q. moderar mais?

    Reply
  11. Gostei dessa interpretação: avatar : pessoas que nascem com missões divinas, não vieram para aprender, mas, para ensinar. existem vários por aí.
    Olá…
    O que me chama a atenção no filme, não é em nenhum momento, a questão da encarnação, essa não é a questão. aquele povo, mostrava que é necessário um corpo espiritual, ao contrário da agresividade que estamos vivendo: o capitalismo selvagem. qdo falo de “espiritual” digo, o corpo integral, orgânico, que consegue compreender seu espaço e do outro. é esse o “equilíbrio” que o filme tenta mostrar. que nosso corpo é sagrado, que todos são sagrados, e é apenas por essa força, essa divindade que estamos aqui. não vi nenhum “demo”, pelo contrário, a beleza, a delicadeza dos detalhes, era divino.

    Reply
  12. Olá amigos,observei a opinião de cada um.E muito me chamau a atenção o modo como as pessoas estão se deixando levar,deixando se ludibriar por tantos sutís enganos!Saibamos todos nós,que o inimigo de nossas almas,satanás,jamais iria ser bobo de anunciar que nos está fazendo o mal.Ele é sim como um leão que ruge e como um caçador que espalha armadilhas e fica à espreita.
    Não é fanatismo.É zelo,eu não estou perdendo nada em me precaver.Você também não perderá.Quantos cidadãos de Pompéia preferirão não dar ouvidos ou observar os sinais que o Vesúvio lhes emitia?! Lembremos do que aconteceu com Pompéia. Aprendamos a ser precavidos,não fanáticos,mas cuidadosos.Não precisamos engolir todo o lixo que este mundo nos oferece!Não precisamos nos acostumar a respirar o ar poluído com o enxofre da maldade que os “Vesúvios” modernos estão espelindo lentamente como se fossem barrufadas de um suave perfume! Gosto muito de filmes de ficção científica, suspense polícial(alguns),drama, comédia(algumas),romance etc.Porém aprendi a filtrar o conteúdo cinematográfico que escolho para dispensar o meu tempo.
    Portanto queridos,sabemos e é a mais pura verdade,que só há um Deus! Que é Criador de todas as coisas.Ele é o Todo Poderoso Jeová.O único Oniciente,Onipresente e Onipotente! Ainda não assisti ao filme Avatar,não tenho muita vontade,talvéz um dia??!!!Mas o que ele nos ensina sobre Deus? Em que ele exalta o Nome de Jeová? Este filme nos aproxima de Jeová?Nos mostra quão somos dependentes,que precisamos do Grande Mantenedor? ou nos diz que cada ser tem um pouco de divino em si ou até mesmo possa vir a ser um deus. Foi o primeiro engano que o inimigo de nosso Deus e Pai pregou no Édem.Quando disse à Eva:-“Coma desse fruto.Você não morrerá.Você será como Deus,dominando os conhecimentos desse mundo!” Então queridos amigos,percebem alguma relação entre o que Avatar nos mostra e o que satanás disse à Eva no Édem? Portanto vejamos e busquemos o que é puro,bom e santo.Com certeza fazendo essas escolhas só teremos à ganhar! Deus os abençoe, um grande abraço a todos!

    Reply
  13. sem comentários…
    O filme nos ensina que há uma divindade, uma força suprema sem a qual não viveríamos. Em nenhum momento trata de comparar a divindade “Deus” por cristo jesus com os homens, não se trata de deuses, de nos aproximarmos da divindade e tornamo-nos uma; na fala: dominando os conhecimentos desse mundo! – é contra isso que o filme tenta mostrar, que o homem não é um Deus que pode controlar tudo, mesmo na tecnologia, ele não é senhor de si. acredito que cada ser tenha um pouco de divino pois, fomos criados à semelhança do filho e voltaremos para ele. O filme tb trata dessa troca, devemos devlover a natureza o que ela nos proporcionou. Devemos procurar conhecer as coisas, os diferentes, a cultura, o modo de comunicação com essa luz que é Deus,procurar o verdadeiro alicerce, pq para uma mente sem colunas, tudo pode levar ao satânico. a guerra que temos é espiritual, é muito feio para a comunidade crista falar mal de tal e tal religião.; cada uma tem sua maneira de tratar o espiritual, o altíssimo. devems nos aprimorar em busca desse ser que é Deus e separar a relaidade da ficção. enfim, conhecer o melhor de Deus sem segregações e preconceito.

    Reply
  14. ¨EXAMINAIS AS ESCRITURAS,PORQUE JULGAIS TER NELAS A VIDA ETERNA,E SÃO ELAS MESMAS QUE TESTIFICAM DE MIM ¨. (Jo.5:39). A muito anos a trás,eu ouvir um homem Deus que falava,que os despachos e oferendas não seriam feitos mas nas formas tradicionais e sim de forma que entracem nos lares por permissão daqueles que ali habitasem. Por isso meus amados não vos engane a si mesmo com contos é fábulas enganosamente inventadas por homens,que se deicham ser usados pelo maliguino (cara de borracha),veja o que a Bíblia diz em:II pe.1:12-21,2:1-22,3:1-13 . ¨NÓS PORÉM,SEGUNDO A SUA PROMESSA,ESPERAMOS NOVOS CÉUS E NOVA TERRA,NOS QUAIS HABITA A JUSTIÇA¨. QUE DEUS ABENÇOE A NOSSA DESCENDÊNCIA EM O NOME DE JESUS.

    Reply
  15. cuidado pois hitler tambem e tido como avatar ou reencarnação pois a sua morte foi planeja para suposta reencarnação voce sabe quem foi adolf hitler… nazista, genocidio morte de judeus negros homossesuais purificador de uma raça esconhida os arianos lembro agora cuidado com ele pois lel pode estar no interior do mundo ainda buscando concluir seus objetivos

    Reply
  16. Querido Milton,não há dúvida que Hitler era um verdadeiro servo de satanás. Porém a Bíblia em Eclesiastes 9:5 nos diz: “Porque os vivos sabem que hão de morrer,mas os mortos não sabem coisa alguma,nem tampouco terão eles recompensa,porque a sua memória jaz no esquecimento”.
    Portanto,querido,Adolf Hitler não tem mais poder algum.Está à espera de sua senteça.Que será a morte eterna no lago de fogo e enxofre,que está sendo preparada para o demônio,seus anjos e seus seguidores,como Hitler por exemplo. Adolf Hitler ,enganado pelo seu senhor, o diabo,acreditava ou pensava que pudesse reencarnar após sua morte para continuar seu império de terror,mas pobre dele. Está perdido,seu destino está selado e é a morte eterna.Valkney está certo em falar sobre os rituais satânicos que estão adentrando os lares de diversas famílias e ,tristemente, tais famílias não estão se dando conte do mal que estão trazendo para perto de si. Termino este comentário com com a citação bíblica feita por nosso amigo.”Examinais as Escrituras,porque julgais ter nelas a vida eterna,e são elas mesmas que testificam de Mim”.João 5:39. Deus te ilumine.

    Reply
  17. eu quero saber o que significa avatar o melhor significado que pode encontrar para descrever o filme avatar

    Reply
  18. amei este filme que venha o proximo,mais sem violência.porque é triste ver o mumdo dos avatas tão maravilhoso sendo destruido.beijos paula de salvador ba.

    Reply
  19. oiii
    pq no começo do filme eles sairam de casulos achei meio estranho!!!
    queria ki algueim tirasse essa minha duvidaaa
    !!!!

    Reply
  20. Eu achei muito interesante o significado de AVATAR….E eu gostei muito do filme é muito emocionante e intereçante….SE ALGUEM ASSISTIR ESSE FILME NINGUEM VAI SE ARREPENDER……..D++++++++….

    NOTA:1.00000000

    Reply
  21. eu amo esse nome avatar por causa do filme e eu gostaria muito de saber o que significa esse nome avatar?

    Reply
  22. asist o filme avatar e pude obeservar que a mensage que ele quer pasar para os humanos que a natureza tem mais poder do que o criador de tudo vejo uma mensagem enganadora sabemos que quem criou tudo e todosfoi DEUS jamais uma floresta pode faser augo p nos com este siguinificado so DEUS tem o poder para trasformar seja agua seja fogo seja vento so ele pode trasfomar que o espirito santo convensa a humanidade que so ele e DEUS

    Reply
  23. Avatar

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Ir para: navegação, pesquisa

    Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas esta(s) não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2010)
    Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

    Nota: Para outros significados, veja Avatar (desambiguação).

    Os dez avatares de Vishnu (em sentido horário, a partir do canto superior esquerdo): Matsya, Kurma, Varaha, Vamana, Krishna, Kalki, Buda, Parshurama, Rama e Narasimha, (no centro) Krishna
    Avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal segundo a religião hindu, por vezes até do Ser Supremo. Deriva do sânscrito Avatāra, que significa “descida”, normalmente denotando uma (religião) encarnações de Vishnu (tais como Krishna), que muitos hinduístas reverenciam como divindade.

    Muitos não-hindus, por extensão, usam o termo para denotar as encarnações de divindades em outras religiões.

    [editar] Definição

    Avatar vem do sânscrito Aval, que significa “Aquele que descende de Deus”, ou simplesmente “Encarnação”. Qualquer espírito que ocupe um corpo de carne, representando assim uma manifestação divina na Terra.

    A melhor definição vem de um antigo escrito indiano, Vedas:

    “Avatara, ou a encarnação da Divindade, descende do reinado divino pela criação e manutenção da manifestação em um corpo material. E essa forma singular da Personalidade da Divindade que então se apresenta é chamada de encarnação ou Avatara. Tais Personalidades estão situadas no mundo espiritual, o reinado divino. Quando Eles transcendem para a criação material, Eles assumem então o nome Avatara.” – Chantajar-caritativa 2.20.263 – 264.

    Um avatar é uma forma encarnada de um Ser Supremo, e tais incontáveis formas divinas residem em um plano espiritual.

    Quando essa forma despersonalizada de Deus transcende daquela dimensão elevada para o plano material do mundo, Ele – ou Ela – é conhecido então como a encarnação ou Avatara.

    Em uma concepção mais abrangente, a encarnação poderia ser descrita como o corpo de carne. Mas essa concepção seria talvez errada, conquanto tais formas divinas não se tornam reais seres de carne e osso, ou assumem corpos materiais. Uma alma comum assume corpos matérias de carne e osso, mas no caso dessa manifestação divina, Seu corpo e Sua alma transcendem a matéria e embora apareçam como impersonalizações, aquele corpo também pertence a Sua essência espiritual.

    Essa palavra Avatar se tornou popular entre os meios de comunicação e informática devido às figuras que são criadas à imagem e semelhança do usuário, permitindo sua “personalização” no interior das máquinas e telas de computador. Tal criação assemelha-se a um avatar por ser uma transcendência da imagem da pessoa, que ganha um corpo virtual, desde os anos 80, quando o nome foi usado pela primeira vez em um jogo de computador.

    A primeira concepção de Avatar vem primariamente dos textos Hindus, que citam Krishna como o oitavo avatar – ou encarnação – de Vishnu.

    [editar] Referências
    Bhagavad-Gita As It Is: The Song of God
    Shrimad Bhagavatam: The Beautiful Book of God (Lord Krishna)
    Chaitanya-charitamrta: The Adventures of the Golden

    Reply
  24. mais isso é tudo balela avatar é uma visão maligna,o diabo é mentiroso.

    Reply
  25. Sò SEI QUE UM DIA TEREMOS RESPOSTAS DE TODAS NOSSAS DUVIDAS;;;;ENQUANTO ISSO TEMOS QUE SE CONFORMAR COM A OPINIÃO E O GOSTO DE CADA UM;;;NÍNGUEM É OBRIGADO A SER CONTRA OU A FAVOR DA OPINIÃO DOS OUTROS;;;O QUE DEVEMOS FAZER É SE APEGAR COM DEUS E ESPERAR QUE UM DIA TUDO VENHA A SER SOLUCIONADO…TODAS AS NOSSAS DÚVIDAS SEJAM RESPONDIDAS;;

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>