(Review) Ashampoo Photo Commander 9

A Ashampoo é uma desenvolvedora de softwares alemã, a respeito da qual (incluindo seus programas) já escrevi algumas vezes aqui no PostMania. A empresa possui uma linha bem vasta de aplicativos, voltados às mais diferentes finalidades. Um deles é o Ashampoo Photo Commander, o qual acaba de ganhar uma nova versão. Trata-se do Ashampoo Photo Commander 9, software que permite o gerenciamento de toda a sua coleção de fotografias e imagens. E não só isso, além de permitir o gerenciamento, ele conta com ferramentas que permitem que você edite suas fotos e imagens, e crie apresentações a partir das mesmas. Ele também permite que você grave suas fotos em CD’s ou DVD’s. Também é possível gravar nestes mesmos CD’s e DVD’s os slideshows que você pode criar com o aplicativo.

A Ashampoo possui grande interesse no mercado brasileiro, vale ressaltar. O website da empresa está totalmente traduzido para diversos idiomas, incluindo o português, e na hora da compra, é possível pagar até com boleto bancário. Ou seja, você não precisa possuir cartão de crédito internacional para comprar os programas desenvolvidos pela software house alemã. Em relação ao Ashampoo Photo Commander 9, ele é meio que um “canivete suíço” quando se trata de gerenciar e editar suas fotografias. O software possui recursos muitas vezes encontrados em aplicativos muitíssimo mais caros, o que o torna uma verdadeira raridade neste nicho.

Uma das características principais dos softwares da Ashampoo é o fato de todos eles serem extremamente amigáveis, contando, muitas vezes, com ferramentas que guiam o usuário durante a execução das tarefas. No Photo Commander 9, isto não poderia ser diferente, e já pode ser percebido quando você abre o aplicativo. Uma tela perguntando o que você deseja fazer é imediatamente aberta, levando você, então, para o local adequado:

Sua tela principal é um verdadeiro primor, fornecendo ao usuário acesso aos principais recursos de forma extremamente fácil, além de organizada. Isto sem falar no fato de que a interface do aplicativo como um todo é muito bonita:

A tela principal do aplicativo é dividida em três partes principais, sem contar com a barra de menus e a de botões. São 3 divisões que permitem que você trabalhe e obtenha informações rapidamente com/de qualquer imagem. À esquerda temos um prático navegador, através do qual você pode acessar a pasta onde se encontram as imagens/fotografias. A área central é reservada para exibição do arquivo, e ela também exibe dados completos do mesmo, tais como, por exemplo, “nome do arquivo”, “localização do arquivo”, “tamanho do arquivo”, “dimensões da imagem”, “dados EXIF”, etc. Trata-se de um sumário completo.

Nesta área, também, você pode, através de um prático “slider” localizado logo à esquerda da imagem, aumentar ou diminuir o nível de zoom. A área localizada á direita é a “área de conteúdo”, a qual exibe miniaturas de todas as imagens contidas na pasta que você selecionou. Você pode clicar em qualquer imagem e, então, a partir daí, “brincar como quiser”. :)

Esta seção conta com diversos filtros. Você pode filtrar suas imagens por tipo de arquivo (.gif, .jpg, .png, .psd, etc). Você pode também escolher exibir somente imagens, somente vídeos, somente músicas, e ainda pode filtrar imagens pelo seu “tempo de existência”, digamos. Vamos dizer que você queira exibir imagens mais novas que 1 mês. Basta selecionar esta opção no prático menu dropdown.

Ao clicar duas vezes em qualquer imagem exibida na área central do aplicativo, você sai do modo navegação e é redirecionado automaticamente para o modo visualização do Ashampoo Photo Commander 9. Aqui, diversas opções estão ao alcance de um clique:

Você pode inclusive visualizar a imagem em tela cheia, para obter uma melhor idéia da mesma. Vale ressaltar que, independemente do modo em que você esteja, cinco opções são constantemente exibidas logo abaixo da barra de menus: “Comum”, “Solução rápida”, “Editar”, “Criar” e “Organizar”.

“Comum” é a mesma tela principal a respeito da qual já comentamos, com as três áreas diferentes exibindo diversas informações e permitindo que você realize diversas operações no tocante à localização e a visualização da imagem, por exemplo. A opção “Solução rápida” abre uma série de sub-opções relativas a efeitos e ajustes que podem ser rapidamente aplicados à imagem em questão. Você pode, aqui, utilizar a opção “Otimizar”, para que o Photo Commander 9 otimize sua imagem automaticamente, usando padrões pré-definidos de contraste, saturação, exposição, etc, os quais rapidamente melhorarão sua imagem.

Você pode também utilizar a opção “Contraste/Cores”, para definir manualmente os níveis de saturação, cores, brilho, contraste, gama, etc, que deseja para sua imagem, com visualização dos resultados em tempo real. A opção “Efeitos”, conta com 32 efeitos prontos que podem ser aplicados à sua fotografia. Quer dar aquele efeito de “antiguidade” a uma fotografia? Utilize o efeito “Sépia”, por exemplo. Existem muitos outros, também: “Desenho a lápis”, “Psicodélico”, “Relevos”, “Pixelize”, etc. É só escolher. Fez alguma coisa errada? Basta utilizar o botão “voltar”. E o primeiro da barra de ferramentas.

Você pode também redimensionar sua imagem para uma infinidade de tamanhos pré-estabelecidos, ou então definir seus próprios valores. Você pode girar, cortar, ajustar fotografias desalinhadas, remover olhos vermelhos, apagar partes de uma imagem, etc. São muitos os recursos, e tudo é muito “user friendly”.

Através da opção “Editar”, você pode inserir texto, figuras geométricas, linhas, balões, setas, textos explicativos e cliparts que são fornecidos juntamente com o Photo Commander 9 em sua imagem. Mediante acesso à opção “criar”, você pode dar asas à sua imaginação e criar diversas coisas interessantes a partir de suas imagens.

Crie uma apresentação de slides, crie álbuns no formato .html para exibição na web, os quais podem conter botões de índice, próxima imagem, imagem anterior, etc, crie calendários com suas imagens, faça colagens, crie imagens panorâmicas, molduras, misturas, etc.

Sua imaginação é o único limite. Tudo, como de praxe nos softwares da Ashampoo, é realizado mediante práticos guias passo a passo, e você jamais se perderá no meio do caminho. Existem diversas opções que podem ser utilizadas quando você for criar qualquer um dos trabalhos acima mencionados, e o Ashampoo Photo Commander 9 é riquíssimo em detalhes.

Já através da opção “Organizar”, a qual é por si só auto-explicativa, você obtém acesso a ferramentas que permitem muitas operações interessantes e extremamente úteis. Quer processar um monte de imagens em lote, ao mesmo tempo? Isto é possível. Você escolhe as imagens, e logo em seguida define as configurações que serão aplicadas a todas elas, ao mesmo tempo. “Tamanho”, “marca d’água”, “correções”, “rotacão”, “espelhamento”, “pasta de destino”, “formato de saída – .bmp, .jpg, .png, .tiff, .gif, .raw, etc”.

Aqui também se encontra o gravador de CD’s e DVD’s do Ashampoo Photo Commander 9. Como sempre, um prático wizard é apresentado. Você escolhe as imagens, o drive, o título do disco, e  deixe o restante com o software. O Photo Commander 9 também importa fotografias e imagens de câmeras digitais e scanners, o que representa uma função extra e tanto em um aplicativo destegênero.

Ele também permite que você monte um pacote com diversas imagens e as envie por e-mail, através de sua própria interface. O que ele faz, em seguida, é anexar tudo a um e-mail pronto para ser enviado, através de seu cliente de e-mail padrão. As fotos podem inclusive serem todas inclusas em um único arquivo .PDF, o que representa muita praticidade. Aliás, qualquer fotografia ou imagem pode ser exportada como um .PDF, através do Photo Commander 9.

Um dos recursos mais solicitados por quem tem de lidar com imagens/fotografias atualmente, também está presente no Photo Commander 9: conversão de formatos. Você pode converter qualquer imagem para qualquer um dos formatos suportados pelo programa, de maneira rápida e ao mesmo tempo através de uma operação que lhe oferece, também, inúmeros recursos interessantes. Vale lembrar que este procedimento também pode ser realizado em diversas imagens ao mesmo tempo, poupando assim o seu tempo. Ah, a impressão de fotografias também pode ser realizada em lote. Muito bacana, este recurso. :)

Vale lembrar também que os slideshows que você cria podem ser incrementados com efeitos, música e o intervalo entre uma imagem e outra pode também ser definido por você. E como estamos em tempos onde a web está cada mais presente em nossas vidas, e “tags” já fazem parte do nosso dia a dia, vale lembrar também que você pode adicionar tags às suas imagens, tornando assim mais fácil sua posterior localização. Isto sem contar com a capacidade do Ashampoo Photo Commander 9 de manipular arquivos de áudio e vídeo, um recurso extra muito bem vindo.

Você pode, é claro, associar as extensões de arquivos que bem desejar ao Photo Commander 9. Assim, quando clicar em arquivos com esta determinada extensão, eles serão abertos automaticamente pelo aplicativo, o qual será o programa padrão para a abertura e manipulação dos mesmos.

O Photo Commander 9 está traduzido para mais de 27 idiomas, incluindo o português do Brasil, da mesma forma que o website da Ashampoo. Você pode definir uma pasta padrão, para a qual o software “irá” automaticamente quando aberto, exibindo então os arquivos ali armazenados.

Outro recurso fantástico do Ashampoo Photo Commander 9 é o fato do mesmo possuir embutido uma ferramenta para captura de tela. Você pode capturar a tela inteira, uma janela, definir uma região retangular para capturar ou desenhar uma região para captura à mão livre. O resultado pode ser exportado para diversos formatos de arquivo diferentes, você pode adicionar sombras, cores de fundo, etc. Um recurso muito útil, também, e que existe atualmente em softwares específicos.

O Ashampoo Photo Commander 9 custa R$ 24,99, e você pode pagar inclusive através de boleto bancário.

Conclusão

Seja você um fotógrafo ou não, é imprescindível manter suas imagens e fotos bem organizadas e contar com uma ferramenta para realizar ajustes e edições nas mesmas. O Ashampoo Photo Commander 9 é o aplicativo ideal para quem quer praticidade e “poder de fogo” neste quesito. Trata-se de um verdadeiro “must have”.

1 Comment

  1. Excelente post

    Gostaria de um no mesmo stilo do Magical Defrag 2 ou 3 ou mais recente da Ashampoo

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>