Vejas as fotos de Ötzi, o homem de gelo ou a múmia congelada

Nature's Mummy
photo credit:

A Múmia do “homem do gelo” chamada  Ötzi foi encontrado no Alpes italianos em 1991. Ele viveu em 3.300 a.c e é a múmia mais antiga e bem preservada do mundo, até as tatuagens dele podem ser vistas!

Na wikipedia temos:

O corpo foi extensamente examinado, medido, radiografado e datado. Os tecidos e o conteúdo dos intestinos foram examinados ao microscópio, assim como o pólen encontrado nos seus artefatos.

Quando morreu, Ötzi tinha entre 30 e 45 anos e aproximadamente 160 cm de altura. A análise do pólen e da poeira e a composição isotópica do esmalte de seus dentes indica que ela passou sua infância perto da atual aldeia de Feldthurns, ao norte de Bolzano, mas que mais tarde viveu em vales a cerca de 50 km ao norte.

Ele tinha 57 tatuagens, algumas das quais eram localizadas em (ou perto de) pontos que coincidem com os atuais pontos de acupuntura, que podem ter sido feitas para tratar os sintomas de doenças de que Ötzi parece ter sofrido, como parasitas digestivos e artrose. Alguns cientistas acreditam que esses pontos indiquem uma primitiva forma de acupunctura [1].

Suas roupas, incluindo uma capa de grama entrelaçada e casaco e calçados de couro, eram bastante sofisticadas. Os sapatos eram largos e à prova d’água, aparentemente feitos para caminhar na neve; as solas eram feitas de pele de urso, a parte superior de couro de veado e uma rede feita de cascas de árvores. Tufos de grama macia envolviam o pé dentro do sapato, servindo de isolante térmico.

Outros artefatos encontrados junto a Ötzi foram um machado de cobre com cabo de teixo, uma faca de sílex e cabo de freixo, uma aljava cheia de flechas e um arco de teixo inacabado que era mais comprido do que o Ötzi.

Entre os objetos de Ötzi havia duas espécies de cogumelos, uma das quais (fungo de bétula) é conhecida pelas suas propriedades antibactérias, e parece ter sido usada para fins medicinais. O outro cogumelo era um tipo de fungo que pega fogo facilmente, incluído com partes do que parece ter sido um kit para começar fogo. O kit continha restos de mais de doze plantas diferentes, além de pirita para a criação de faíscas. (fonte: wikipedia)

O interessante mesmo disso tudo é que tem esse site aqui com muitas fotos dessa múmia para qualquer pessoa fazer sua pequena pesquisa :D

É possível aumentar as imagens, e até ver em 3D, claro que você vai precisar daqueles óculos ridículos…

Link: http://iceman.eurac.edu/

8 Comments

  1. que nojo,que legal,que medo e que interesante

    Reply
  2. muito estranho

    Reply
  3. legal otzi virou fato estorico otzi morreu com uma flecha proscima do ombro provocada pela ponta da flecha que permanece ate hoje cravada nas costas os italianos em 2007 os cientistas revelaram que otzi morreu beijos obrigada saiba mas na winciclopedia otzi um dos fatos historicos tchau so contei um pouco do que eu sobre isto a morte de otzi foi imediata discobriram por causa do raio x ele e ser igual a jente dizem que otzi e nojento pode ate pode ser mais nos quando morrermos seremos igual todos sabem disto

    Reply
  4. e bricadeira um homem vivier tanto asim

    Reply
  5. como tem gente anlafa neste pais que só abre a boca pra falar besteiras, se não tem oque dizer não falem nada ,o silencio é o melhor amigo da lingua.
    O Alexia reveja sua escrita antes de postar pelo amor de DEUS

    Reply
  6. eu acho que algun inmigo que nao gostava dele deu uma flexada nele

    Reply
  7. eu estou fazendo uma pesquisa para a minha escola regina e minha profesora ta va tentando imagina como que seria o misterio como que ele morreu e
    acheii muito interesante saber misterio
    sp apiai escola regina dias antunes da silva

    Reply
  8. hudson eu acredito mesmo tendo 12 anos sim isso realmente e verdade eu so nao acredito so porque ele fala que deus nao criou a humanidade eles falan que foi criado por um macaco sim tem pesoas que acredita cada um com ceu saber uns acredita que sim e outros acretita que sim obrigado a todos bj amiga chaline

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>